Atração

APAS SHOW 2022: das pessoas ao poder dos dados

Segundo dia do congresso ressalta o papel das pessoas em meio à transformação digital dos supermercados e a importância do uso estratégico dos dados dos clientes.

Os líderes do varejo têm um papel essencial em fazer com que as empresas consigam navegar pelas incertezas e instabilidades cada vez maiores do ambiente de negócios. Empresas flexíveis e adaptáveis dependem, acima de tudo, de um novo perfil de profissionais, com maior capacidade analítica e capacidade de lidar com mudanças constantes.

O segundo dia do congresso APAS SHOW, em São Paulo, reforçou temas como o valor das pessoas na construção de negócios cada vez mais sólidos e avançados tecnologicamente. Quanto mais o varejo abraça o poder dos dados, mais aumenta a importância de contar com equipes capacitadas a lidar com essas novas habilidades. “A transformação digital foi essencial para lidar com as transformações da pandemia, e essa questão escalou para os Conselhos de Administração e níveis executivos das empresas. Para quem quer ter vida longa no varejo, esse é um aspecto crítico”, afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail.

Para ele, o aumento da incerteza e a maior complexidade dos negócios fazem com que seja necessário ter uma nova abordagem nas relações entre as pessoas. “O líder ‘super homem’, que sabe tudo e resolve tudo, não existe. A cultura do varejo precisa ser mais colaborativa, em que toda a empresa gera ideias para garantir a perenidade do negócio”, afirma.

Essa visão passsa tanto pelo varejo quanto pela indústria. “Nos últimos dois anos, entendemos essa nova realidade e passamos a especializar nossos times por cliente, e não por produto. Passamos a ser mais prescritivos, ouvindo mais o cliente e nos adaptando ao que ele precisa de nós”, afirma Felipe Votisch, diretor de trade marketing da Nestlé. “Precisamos ser mutáveis, para estarmos sempre conectados aos clientes e podermos crescer com eles”, acrescenta.

Nessa jornada, trabalhar bem os dados passa a ser essencial. “A coleta de dados, com a identificação dos clientes, faz a gente reconhecer nossos melhores clientes e trabalhar ações personalizadas para aumentar a eficiência do negócio”, comenta Euler Fuad Nejm, presidente do grupo mineiro Super Nosso. E, mais uma vez, isso passa pelos profissionais do varejo. “Precisamos ter pessoas de tecnologia com paixão pelo varejo, e pessoas de varejo com paixão pela tecnologia. É uma combinação essencial para podermos continuar a crescer e sermos relevantes para nossos clientes”, afirma o executivo.

“É preciso saber onde alocar recursos e mobilizar o cliente, a partir dos dados, com o uso de alavancas promocionais que estimulem as vendas e a fidelização do consumidor”, diz Ricardo Magalhães, vice-presidente da Dotz. Para o executivo, o uso de dados permite reduzir custos e aumentar a eficiência do varejo, uma vez que as informações passam a embasar toda a dinâmica de sortimento, logística, promoção e gestão de clientes. “É isso que deve nortear a gestão responsável do varejo e proteger tanto os melhores clientes quanto as margens do negócio”, analisa.

Para Eduardo Terra, presidente da SBVC, essa gestão responsável passa pelo uso de diferentes alavancas promocionais, como promoções, descontos, cupons, cashback e pontuação em programas de fidelidade. “Os descontos diretos consomem cerca de 7,5% do faturamento do varejo. Por isso, é preciso buscar outras alavancas que tragam um melhor custo/benefício e preservem margens”, afirma. “Nesse sentido, alternativas como programas de coalizão, pontos ou cashback produzem formas mais efetivas de estimular o comportamento de compras dos clientes”, completa.

 

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