Fidelização

Um segundo semestre diferente: como fica o cliente?

Muitos eventos poderão influenciar o comportamento dos consumidores nos próximos meses. Saiba como entender o que o cliente deseja e como se posicionar melhor no mercado

Por Ricardo Magalhães

O Brasil mostra para todo o mundo o que é ser resiliente. Quem empreende por aqui precisa ser capaz de lidar com mudanças constantes, ajustando os negócios conforme as transformações acontecem. Este segundo semestre do ano vem se mostrando mais positivo, com as deflações dos últimos meses, a continuidade do Auxílio Brasil dando um fôlego para a baixa renda e a perspectiva de que “no ano que vem tudo vai melhorar” (isso acontece todo ano, e sempre é bom renovar as esperanças).

Aqui na Dotz, acompanhar o comportamento do cliente é nosso foco constante. Estamos sempre de olho, uma vez que uma mudança no nível de confiança ou na renda disponível altera totalmente a disposição de compra. Nos próximos meses, teremos quatro grandes eventos capazes de mexer nesse “termômetro” do consumidor – por isso, precisamos estar de olho:

  • Eleições: o período pré-eleitoral sempre gera preocupações com o que acontecerá depois. Desta vez, porém, os dois candidatos preferidos nas pesquisas eleitorais são bastante conhecidos. Isso reduz turbulências, por mais que a polarização política tenha se tornado quase que um esporte nacional.
  • Copa do Mundo: falando em esporte nacional, a Copa do Mundo tem o poder de movimentar vários setores da economia e causar profundas mudanças de comportamento. As vendas de TVs devem ter uma forte alta, pois muita gente vai optar por ver os jogos no Catar em altíssima resolução. Bares, restaurantes e vendas de alimentos e bebidas em supermercados também deverão ser favorecidos na busca do Hexa.
  • Black Friday: a Black Friday é uma data muito importante no calendário do e-commerce, e cada vez mais relevante no varejo físico. Neste ano, porém, ela meio que se confunde com a Copa, já que a estreia do Brasil acontece na véspera da grande data. Ao mesmo tempo em que isso pode ser um complicador para as campanhas de marketing, pode ajudar as empresas a manter o vínculo com os consumidores e estimular seu retorno.
  • Natal: uma semana depois da final da Copa, Papai Noel estará por aqui. O tempo será curto, ainda mais se a seleção brasileira for longe no torneio. Cada categoria terá um comportamento bem diferente, já que a Copa tem impactos bem diversos.

Todas essas datas estarão temperadas pelos componentes econômicos, como a continuidade ou não de alguma espécie de auxílio no início do ano que vem. Compras de grande porte (à exceção das TVs) poderão ficar para depois, especialmente se a inflação parar de cair. Ainda existem grandes incógnitas.

Por tudo isso, o uso de programas de fidelidade se tornará ainda mais poderoso neste segundo semestre. Varejistas capazes de utilizar bem os dados coletados nas lojas poderão realizar campanhas promocionais mais ajustadas, precificar melhor os produtos e colocar os produtos certos em cada loja.

Além disso, o uso de alavancas promocionais de forma estratégica pode impulsionar o retorno dos clientes neste ciclo de datas importantes. A utilização de cashback ou o acúmulo de pontos pode ser um gatilho importante para fazer o consumidor da Black Friday voltar nas oitavas de final da Copa e, mais adiante, às vésperas do Natal.

Este é um momento importante para reforçar suas ferramentas para entender melhor os clientes e levar ainda mais benefícios para eles. Como consequência, eles tenderão a comprar ainda mais no seu varejo. Uma relação ganha-ganha na qual vale muito a pena investir.

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